Casas de banho públicas – Contaminação – Elementos contaminadores nas casas de banho públicas.
Descarga da sanita e o seu assento
Contaminação nas casas de banho públicos – Um estudo feito no Reino Unido testou a dispersão das bactérias, com a tampa da sanita aberta e fechada.
Quando a descarga foi acionada, as bactérias foram encontradas até 25cm acima do assento. Após 60 minutos, o número de bactérias diminuiu oito vezes e, aos 90 minutos, mais três vezes.
Já quando a tampa estava para baixo, não foram encontradas nenhumas bactérias no ar ou acima do assento. Proteja a sua saúde e descarregue a sanita com o tampo fechado.
O uso do telemóvel na casa de banho
Admita: já percorreu o instagram a 100% enquanto estava sentado na sanita.
Pode estar, neste preciso momento, a ler isto numa casa de banho, não sabemos. Apesar de ser conveniente enviar mensagens ou ter conversas, enquanto usa o WC, é também uma maneira eficiente de espalhar germes.
Admita: já percorreu o instagram a 100% enquanto estava sentado na sanita.
Um estudo publicado nos Anais da Microbiologia Clínica e Antimicrobianos descobriu que 95% dos telemóveis dos profissionais de saúde mostraram evidência de contaminação bacteriana. Alguns dos quais tinham o potencial de causar infeção. Descobriram também que os nosso telefones carregam 10 vezes mais bactérias que as sanitas.
Por média, uma pessoa toca no seu dispositivo pelo menos 2.600 vezes por dia – o que significa muitas oportunidades de infeção.
Para diminuir as chances de espalhar bactérias, não toque no seu telemóvel enquanto estiver no WC. Lave bem as mãos depois de ir à casa de banho ou tocar em outras superfícies possivelmente contaminadas.
De forma a prevenir o acumular de bactérias no seu telemóvel, limpe-o com um pano limpo diariamente ou um produto para o limpar.
Secadores de mãos e a sua manutenção
Os secadores, como qualquer outro equipamento de uma casa de banho, necessitam de ser mantidos e limpos por forma a não permitirem o desenvolvimento de agentes contaminadores.
É importante que faça a manutenção de acordo com o que lhe for indicado pela marca, sempre no tempo necessário.
Os secadores das novas gerações trazem filtros HEPA e ionizadores (alguns de série e outros como opção), que ajudam na diminuição de bactérias no ar, deixando a casa de banho mais limpa.
No website da Mediclinics há uma notícia onde pode encontrar várias referências sobre estudos realizados quanto ao desempenho dos secadores de mãos. Comparando-os às toalhas de papel e a influência que tem no nosso ambiente.
Realçamos o estudo da NYSP21 sobre a influência dos secadores de mãos contra o uso de toalhas de papel, para a secagem das mãos.